top of page
rotura tendao de aquiles.png

Rotura de Tendão

A rotura no tendão é muito comum e pose ser incapacitante.

 

O tendão de Aquiles, ou calcâneo, é o mais forte e longo tendão do corpo humano. Ele é formado por fibras tendíneas que tem origem nos músculos da panturrilha, os músculos solear e gastrocnêmio.

 

As roturas ocorrem com maior frequência em homens, entre 20 e 40 anos, sendo mais comum em praticantes de esportes recreativos e profissionais, principalmente os que realizam movimentos de aceleração e desaceleração, como basquete e futebol.

 

Quando o tendão se rompe, as pessoas sentem como se tivesse levado um chute atrás do tornozelo. A panturrilha fica muito dolorida e caminhar é difícil, principalmente se a rotura for completa.

 

O diagnóstico é feito após uma avaliação e, às vezes, por ressonância magnética ou ultrassonografia.

 

Existem diferentes formas de tratamento, podendo ser conservador, cirúrgico, técnica convencional ou técnica minimamente invasiva. O melhor método será de indicado após nossa avaliação do caso.

 

O tratamento conservador pode apresentar bons resultados, porém, devido a maior chance de uma nova rotura e menor capacidade funcional quando comparado ao método cirúrgico, fica reservado ao paciente com alto risco cirúrgico e menor demanda.

 

Existe uma tendência para o tratamento cirúrgico, visto que o risco de re-rotura da lesão com a cirurgia gira em torno de 3%, enquanto o não-cirúrgico pode chegar a 9%.

 

O tempo de recuperação do tratamento cirúrgico é mais rápido do que o não cirúrgico, dependendo do protocolo de cuidado.

Agende sua consulta

Clique no botão abaixo e fale conosco.

bottom of page