Neuroma de Morton
O neuroma de morton é uma doença causada pela compressão dos nervos plantar medial e plantlar lateral.
O neuroma é um nódulo benigno localizado entre o terceiro e o quarto metatarso do pé. Ele é mais comum entre as mulheres, visto que sapatos apertados e salto alto são os maiores vilões. Por ser benigno, não gera consequências mais graves ao corpo.
O uso do salto alto retira a pressão do calcanhar e transfere para a ponta do pé. O excesso de peso e uso de sapatos de sola fina e flexível também podem acarretar o problema.
Os sintomas consistem em:
-
Queimação;
-
Dor no pé;
-
Inchaço na sola dos pés;
-
Cãibra nos dedos, acompanhada de formigamentos;
-
Encurtamento da musculatura;
O diagnóstico para neuroma de Morton é clínico. Para a certificação do diagnóstico, são realizados exames complementares como radiografia, ecografia e até mesmo ressonância magnética.
A doença tem cura. O tratamento irá depender da severidade dos sintomas do paciente. Em alguns casos, pode ser tratado por meio de analgésicos e anti-inflamatórios e compressas, que aliviam a dor. Outros pacientes precisam tratar por meio de fisioterapia ou até mesmo adequar seus calçados para não piorar ainda mais o nódulo.
Há alguns casos de neuroma que envolvem a cirurgia, que é feito somente em pacientes que tentaram outras alternativas para controlar.