Lesões Osteocondrais
As lesões dos tecidos condral e osteocondral do tornozelo são semelhantes à entorse do tornozelo. Este tipo de lesão é um defeito na cartilagem em uma das juntas do corpo, principalmente joelhos e cotovelos. Quando a cartilagem fica desgastada ou se rompe, ocorre a lesão osteocondral.
Uma das causas mais comuns para este tipo de lesão é o esforço em excesso. Costuma acontecer com frequência com pessoas que praticam esportes intensos regularmente. Doenças genéticas ou prática de exercícios de forma incorreta também são fatores de risco.
Se você já possui um histórico de lesão ou realizou outra cirurgia, então os riscos são um pouco maiores.
Os principais sintomas são:
-
Dor ao fazer esforço físico;
-
Perda de mobilidade na articulação;
-
Derrame articular;
-
Sensação de falseio;
-
Bloqueio articular ou pinçamento extremamente dolorosos;
Apesar das queixas, o exame físico é pouco esclarecedor para o diagnóstico, pois limita-se à dor articular difusa durante a flexão e extensão máximas e zonas sensíveis ao toque na linha articular tibiotalar.
Testar a estabilidade do tornozelo é indispensável para o diagnóstico das instabilidades. Apesar da grande chance de falso-negativos, as radiografias simples do tornozelo são os primeiros exames de imagem a ser obtidos no processo.
Dependendo do caso, o tratamento indicado é diferente. Nos casos mais brandos, uma fisioterapia acompanhada de medicamentos simples e injeções é a melhor opção. Contudo, se a lesão for muito grave, pode ser que o procedimento cirúrgico seja mais indicado.