Doenças
Metatarsalgia
A metatarsalgia é como se denomina a dor localizada na parte frontal dos pés. Especificamente nos metatarsos.
Os pacientes afetados pelo problema em geral se queixam de uma sensação de aumento do volume da região plantar do antepé que aumenta gradualmente, caso a pessoa não tenha procurado ajuda médica.
Na maioria das vezes, a metatarsalgia está ligada a uma sobrecarga mecânica. Esse desgaste contribui para que toda a pressão do corpo esteja concentrada na ponta dos pés.
Infecções no Pé e Tornozelo
A maioria dos problemas dos pés resulta de distúrbios anatômicos ou funções anormais das estruturas articulares ou extra-articulares.
Exames cuidadosos dos pés com avaliação da suficiência vascular e integridade neurológica devem ser feitos, pelo menos duas vezes por ano, em pessoas diabéticas e com doença vascular periférica.
As dores nas articulações têm extrema ligação com os músculos. Se os músculos estão tensos e contraídos, comprimem as articulações e seus tecidos, causando dor. Em consequência, a dor contribui para que os músculos sigam contraídos, impedindo ou dificultando movimentos articulares, como se fosse uma defesa do corpo contra qualquer incômodo.
Artrite Reumatóide
Artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica que afeta várias articulações e órgãos internos dos indivíduos geneticamente propensos.
A progressão do quadro está ligada a deformidades e alterações das articulações que podem comprometer os movimentos.
As causas da doença são desconhecidas. Ela afeta mais as mulheres, do que os homens entre 50 e 70 anos, porém pode se manifestar em ambos os sexos e em qualquer idade.
Calçados
A dor nos pés e nas pernas pode afetar qualquer pessoa e ter origens diversas. Até mesmo pelo tipo de calçado.
Esse distúrbio causa várias limitações no dia a dia, como dificuldade para caminhar e perda da firmeza dos passos.
A dor nos pés e nas pernas incomodam bastante. Porém, muitas vezes esse problema pode ser evitado com medidas simples.
O fato é que existem alguns calçados que trazem mais prejuízos do que outros.
No caso dos chinelos, sandálias “rasteiras” e sapatilhas, que não dão sustentação para o arco dos pés, provocam instabilidade ao caminhar e não amortecem impactos.
Instabilidade Ligamentar
A instabilidade ligamentar é definida como um estado de ausência de tensão ligamentar, que pode ser constitucional ou pós-traumática.
É a lesão mais comum em esportistas, também pode ocorrer durante a atividade de caminhar, correr ou saltar. Representa 25% de todas as queixas ortopédicas.
Caracterizada por episódios regulares de entorse do tornozelo, a instabilidade geralmente ocorre devido ao comprometimento progressivo dos ligamentos que estabilizam a articulação.
Esse problema é dividido em dois grandes grupos: instabilidade funcional; mecânica.
A instabilidade funcional está relacionada à uma reabilitação ausente ou incompleta e está ligada, diretamente, à disfunção do controle neuromuscular local. O desequilíbrio entre a musculatura inversora e eversora, associados à falta de propriocepção e equilíbrio, geralmente são a causa.
Pé Cavo
O pé cavo é uma deformação estrutural em que o arco natural da planta do pé apresenta uma curvatura excessiva.
É caracteristicamente adquirido e atinge qualquer faixa etária, sendo mais frequente em atletas a partir dos 8 anos.
Devido à existência de um arco maior do que o normal, uma quantidade exagerada de peso é colocada no antepé e calcanhar, podendo acarretar algumas complicações.
Lesões Osteocondrais
As lesões dos tecidos condral e osteocondral do tornozelo são semelhantes à entorse do tornozelo. Este tipo de lesão é um defeito na cartilagem em uma das juntas do corpo, principalmente joelhos e cotovelos. Quando a cartilagem fica desgastada ou se rompe, ocorre a lesão osteocondral.
Uma das causas mais comuns para este tipo de lesão é o esforço em excesso. Costuma acontecer com frequência com pessoas que praticam esportes intensos regularmente. Doenças genéticas ou prática de exercícios de forma incorreta também são fatores de risco.
Coalizão Tarsal
Coalizão tarsal, mais conhecida como barras, é uma união anormal entre os ossos da parte posterior do retropé e mediopé. Ela pode ser uma união óssea, cartilaginosa ou fibrosa.
O paciente com coalizão tarsal apresenta deformidade ao pé em valgo, com o pé bastante plano e rígido. Por haver mínima, ou nenhuma, flexibilidade, pode apresentar dor no pé quando pratica atividades físicas de maior impacto.
Rotura no Tendão
A rotura no tendão é muito comum e pose ser incapacitante.
O tendão de Aquiles, ou calcâneo, é o mais forte e longo tendão do corpo humano. Ele é formado por fibras tendíneas que tem origem nos músculos da panturrilha, os músculos solear e gastrocnêmio.
As roturas ocorrem com maior frequência em homens, entre 20 e 40 anos, sendo mais comum em praticantes de esportes recreativos e profissionais, principalmente os que realizam movimentos de aceleração e desaceleração, como basquete e futebol.
Pé Diabético
O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlado.
Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns. Se não for tratado, pode levar à amputação.
Artropatia de Charcot
A artropatia de Charcot é uma doença articular degenerativa, progressiva e pouco dolorosa, caracterizada pela destruição progressiva de ossos e tecidos articulares de pés e tornozelos.
As manifestações iniciais da doença são frequentemente leves, tornando-se graves com o passar do tempo, causando traumas diversos. Caso não seja diagnosticada, ela pode levar a necessidade de amputação, em casos severos.
A doença mais frequentemente associada à Artropatia de Charcot é o diabetes.
Fascite Plantar
A fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que atinge a fáscia plantar, uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo até a base dos dedos dos pés.
É importante não confundir a fascite plantar com o esporão do calcâneo. Pois são duas patologias diferentes, embora possam ser desencadeadas por lesões semelhantes, como microtraumatismos e inflamação crônica na região do calcanhar.
Artropatia de Charcot
As lesões do tendão de Aquiles é uma patologia constante em atendimentos de pronto-socorro.
Essa estrutura, situada entre a panturrilha e o calcanhar, é muito sensível e pode sofrar uma ruptura, especialmente entre os praticantes de esportes.
Embora seja o tendão mais forte do corpo, esse também é o mais vulnerável a lesões.
Em geral, as lesões ocorrem nos chamados “atletas de final de semana”. Pois essas pessoas não fazem o fortalecimento e alongamento adequado e são sujeitas a sofrer lesões.
Neuroma de Morton
O neuroma de morton é uma doença causada pela compressão dos nervos plantar medial e plantlar lateral.
O neuroma é um nódulo benigno localizado entre o terceiro e o quarto metatarso do pé. Ele é mais comum entre as mulheres, visto que sapatos apertados e salto alto são os maiores vilões. Por ser benigno, não gera consequências mais graves ao corpo.
O uso do salto alto retira a pressão do calcanhar e transfere para a ponta do pé. O excesso de peso e uso de sapatos de sola fina e flexível também podem acarretar o problema.