Coalizão Tarsal
Coalizão tarsal, mais conhecida como barras, é uma união anormal entre os ossos da parte posterior do retropé e mediopé. Ela pode ser uma união óssea, cartilaginosa ou fibrosa.
O paciente com coalizão tarsal apresenta deformidade ao pé em valgo, com o pé bastante plano e rígido. Por haver mínima, ou nenhuma, flexibilidade, pode apresentar dor no pé quando pratica atividades físicas de maior impacto.
Os tipos mais comuns são:
-
Barra talocalcaneana;
-
Barra calcâneonavicular;
Os principais sintomas são a dor e a rigidez nos pés. A dor é de característica mecânica e costuma piorar sob esforço.
As causas dessa doença ainda não são bem conhecidas, mas a teoria mais aceita é de uma alteração congênita da formação óssea, uma falha na segmentação e separação dos ossos durante o desenvolvimento do feto.
A confirmação diagnóstica é realizada por meio de radiografia e tomografia. Porém quando há suspeita de barra cartilaginosa ou fibrosa, a ressonância magnética é o exame de escolha.
Como o objetivo do tratamento é aliviar a dor e não simplesmente eliminar a coalizão, o tratamento inicial indicado é a mudança de calçados, exercícios para alongamento da cadeia posterior e adaptação de atividades. A cirurgia é indicada somente quando o tratamento não-operatório falha no alívio da dor.