![Artrite Reumatóide.png](https://static.wixstatic.com/media/4487ea_4a9531973bbb4d65a996fabde4de4644~mv2.png/v1/fill/w_600,h_600,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%E2%80%8BArtrite%20Reumat%C3%B3ide.png)
Artrite Reumatóide
Artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica que afeta várias articulações e órgãos internos dos indivíduos geneticamente propensos.
A progressão do quadro está ligada a deformidades e alterações das articulações que podem comprometer os movimentos.
As causas da doença são desconhecidas. Ela afeta mais as mulheres, do que os homens entre 50 e 70 anos, porém pode se manifestar em ambos os sexos e em qualquer idade.
Os sintomas mais comuns são:
-
Dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação;
-
Rigidez matinal;
-
Febre baixa;
-
Mal-estar;
-
Fadiga;
-
Inchaço nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés;
O diagnóstico para artrite reumatoide leva em conta os sintomas, o resultado de exames laboratoriais e por imagem.
Quanto mais cedo o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhor será o resultado. Embora ainda não se conheçam os recursos para a cura definitiva, é possível conseguir a remissão dos sintomas, preservar a capacidade funcional e evitar que as deformidades progridam.
Repouso deve ser indicado somente em quadro muito dolorosos e por tempo breve. A atividade física e fisioterapia são importantes para controlar o comprometimento das articulações e perda da mobilidade.
Quanto ao tratamento medicamentoso, vai variar de acordo com o estágio da doença. Os anti-inflamatórios são a base do tratamento, seguidos de corticoides para as fases agudas e medicações imunossupressoras. Em alguns casos, há indicação de tratamento cirúrgico, dentre eles é citado a sinovectomia para sinovite persistente e resistente ao tratamento conservador.